TJ/PR – Tribunal paranaense recebe comitiva do CNJ para falar sobre o “Programa Justiça 4.0”

A iniciativa promove o desenvolvimento de tecnologias para aprimorar a gestão administrativa e de dados processuais de forma conjunta em todo o Poder Judiciário

Nesta quinta-feira (3/2), representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visitaram o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) para tratar sobre o “Programa Justiça 4.0”, lançado em fevereiro de 2021 e implantado no Tribunal no mesmo ano. O objetivo da ferramenta é promover o acesso à Justiça por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial no Poder Judiciário. O trabalho é resultado da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o CNJ e o Conselho de Justiça Federal (CJF). 

Como explica o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Dr. Anderson de Paiva Gabriel, a oportunidade desses diálogos possibilita o trabalho de forma conjunta entre os órgãos do Poder Judiciário de modo a alcançar soluções para os desafios que a Justiça possui em comum. “Essa troca de experiências, esse intercâmbio das melhores práticas de cada tribunal, é o que possibilita o avanço do Poder Judiciário como um todo. Independente do estado, do ramo de Justiça, muitas vezes o desafio que se apresenta é o mesmo. Agora com a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) nós podemos construir essas soluções de forma conjunta”, afirmou o magistrado.

Para o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, a iniciativa promove a integração entre todos os membros do Poder Judiciário para entregar os serviços jurisdicionais de maneira mais efetiva para a sociedade: “Mais que garantir o acesso à Justiça de forma plena, o programa promove soluções digitais e colaborativas que automatizam as atividades dos tribunais e otimizam os trabalhos dos colaboradores(as). Ou seja, garante maior produtividade, celeridade, governança e transparência nos processos de trabalho.”

A Justiça Digital propicia o diálogo entre o real e o digital para o incremento da governança, transparência e eficiência do Poder Judiciário, com efetiva aproximação com o cidadão e redução de despesas. Por meio do Justiça 4.0, o TJPR possui acesso a diversos projetos de inovação, como a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), que tem como principal escopo incentivar o desenvolvimento colaborativo entre os tribunais; a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud), que visa centralizar o armazenamento dos dados processuais de todos os processos físicos e eletrônicos; e o sistema Sinapses de desenvolvimento e cooperação em inteligência artificial. 

Fonte: TJ/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *