O Globo – IR 2021: Veja como ganhar tempo acessando a declaração pré-preenchida, mesmo sem ter certificado digital

Novidade deste ano, serviço facilita preenchimento da prestação de contas com informações já fornecidas à Receita Fisco por outras fontes

A Receita Federal liberou, no fim de março, o acesso à declaração pré-preenchida para todos os contribuintes com cadastro na plataforma gov.br, uma das novidades do Imposto de Renda (IR) de 2021.
Para quem ainda não enviou a declaração deste ano, esta é mais uma forma de facilitar o processo. Esse serviço oferece ao declarante uma opção com informações já recebidas pelo Fisco de diversas fontes pagadoras e instituições públicas.

Tutorial:  Veja o passo a passo de como preencher a declaração

Antes, o serviço era exclusivo para quem tinha certificado digital, funcionalidade que custa a partir de R$ 153 nos Correios. Agora, aqueles que tiverem cadastro no gov.br, em nível prata ou ouro, podem acessar o modelo de forma gratuita.
A novidade foi lançada oficialmente em uma coletiva online, no dia 23 de março, e já está disponível por meio do Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
O prazo dado pela Receita para a entrega da declaração este ano é 30 de abril, mas o Congresso pode estendê-lo até 31 de julho. No entanto, quem entrega cedo tem mais chance de receber antes a restituição.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *