Anoreg/PR realiza live de lançamento da obra “Notários e Registradores no Combate à Lavagem de Dinheiro”

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) promoveu, nesta quinta-feira (10), live de lançamento da obra “Notários e Registradores no Combate à Lavagem de Dinheiro”. De autoria do procurador da República Rafael Brum Miron, a segunda edição aborda os efeitos do Provimento nº 88/2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que operações registradas em cartório e que levantarem suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo sejam comunicadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O evento, que foi transmitido nos perfis oficiais da Anoreg/PR no Facebook, Instagram e YouTube, contou com a participação da presidente da Associação, Mônica de Macedo Dalla Vecchia. Na ocasião, ela destacou que a obra “trouxe muito conhecimento a respeito do assunto, principalmente para aprendermos mais sobre esse tema tão importante para a nossa atividade”.

Na oportunidade, o procurador da República destacou diversos tópicos presentes no livro, como números relacionados às comunicações enviadas ao Coaf por notários e registradores de todo o Brasil. “Desde a edição do Provimento nº 88/2019, há sete meses, já foram realizadas mais de 550 mil comunicações, somente pelo extrajudicial. Isso demonstra o profundo engajamento da categoria em cumprir essas obrigações”.

A conselheira da Aripar, Caroline Feliz Sarraf Ferri, que também é oficial do 1º Registro de Imóveis de Londrina, agradeceu a participação no evento e destacou mais detalhes sobre a realização de comunicações ao COAF. “Muito me honra estar neste momento e ter acompanhado o desenvolvimento da obra desde o início e, hoje, contribuindo para que as comunicações sejam realizadas da melhor maneira. Creio que, com a obra lançada hoje, nossos colegas possam, de uma forma didática, compreender melhor a questão”.

Ao final do encontro, os convidados felicitaram o autor pela obra, pelos seus ensinamentos e contribuições para a atividade extrajudicial.

Prestigiaram o lançamento a presidente da Anoreg/PR, Mônica de Macedo Dalla Vecchia, a presidente da Associação de Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), Mariana Carvalho Pozenato Martins, a presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), Elizabete Regina Vedovatto, a presidente do Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Paraná (IRTDPJ-PR), Elisa de Fátima Dudecke Azevedo, o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Paraná (IEPTB/PR), João Norberto França Gomes e a primeira secretária do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), Nara Darliane Dors.

Para assistir a live na íntegra clique aqui.

Conheça a obra

Em uma abordagem contemporânea, a obra “Notários e Registradores no Combate à Lavagem de Dinheiro” analisa o sistema global antilavagem de dinheiro sob o enfoque da participação de notários e registradores. Além disso, trata da caracterização jurídica das atividades no Brasil, demonstrando casos, tipologias de lavagem de capitais, que envolvem atividades notariais ou de registro, normas de compliance e regras internacionais que propugnam pela participação desses profissionais.

Fonte: Assessoria de imprensa Anoreg/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *