O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)
disponibilizará nove serviços em ambiente digital até o final de 2020. Os
serviços constam no Plano de Transformação Digital aprovado em 14/05/2020 em
reunião do Comitê Estratégico.
A medida facilita e simplifica o acesso, a solicitação e o acompanhamento de
serviços para o cidadão. Além disso, em serviços onde a identificação do
usuário é necessária, o acesso se dará por meio de conta única no portal
gov.br. Todos estes serviços poderão ser avaliados pelos usuários.
Para o Diretor-Presidente do ITI, Carlos Fortner, “um Estado mais leve, que
reduz a burocracia, presta um melhor atendimento ao cidadão. Mais do que
fomentar, estas entregas mostram que o ITI, de forma intrínseca, coloca em
prática o que foi determinado pela Estratégia de Governo Digital 2020-2022,
aprovada pelo Decreto 10.332, de 28 de abril de 2020”.
Oito dos nove serviços previstos já se encontram disponíveis no Portal gov.br.
São eles:
1. Validar Documentos Digitais
2. Verificar Conformidade de Assinaturas Digitais
ICP-Brasil
3. Download do Código-Fonte do Verificador de
Conformidade do Padrão de Assinatura Digital da ICP-Brasil
4. Download do Plugin PAdES ICP-Brasil
5. Cadastrar Agentes de Registro da ICP-Brasil (CAR)
6. Credenciar Entidades na ICP-Brasil (Certificado
Digital)
7. Manutenção de Credenciamento de Entidades na
ICP-Brasil (Certificado Digital)
8. Descredenciar Entidades na ICP-Brasil (Certificado
Digital)
O nono serviço, chamado “Meu Certificado”, que permitirá aos usuários consultar
os certificados digitais emitidos em seu nome pelas Autoridades Certificadoras
credenciadas à ICP-Brasil, está previsto para entrega até dezembro deste ano.
Transformação digital no governo significa oferecer um serviço público de qualidade,
com menor gasto de tempo e dinheiro do cidadão.
Para saber mais, acesse: https://www.gov.br/governodigital
Fonte: ITI